Logo site.jpg

 

 

 

 

Desenvolvimento de

pessoas através da Arte

 

 

 

Através de uma articulação entre Arte e Psicanálise, o programa “Por um Viver mais Criativo” - em parceria com o Projeto Instigar – propõe a apropriação da criatividade como ferramenta diária para lidar com os desafios da vida contemporânea, tanto profissional, quanto pessoal. O programa acontece através do encontro de dois movimentos: um externo, partindo da História da Arte, com o objetivo de inspirar; e outro interno, partindo dos desafios profissionais cotidianos, com o intuito de questionar o posicionamento individual frente às dificuldades e estimular a tomada de responsabilidade pela transformação destas.

        

      O programa vai além de um treinamento de técnicas de criatividade, mas visa despertar nos participantes, o potencial criativo inerente ao ser humano, que, por algum motivo, não está sendo acessado.

      Contado com a presença de duas profissionais: uma Artista Visual e uma Psicanalista, o intuito é trabalhar um tema específico - pertinente à vida profissional dos participantes - relacionado à conceitos de um movimento da História da Arte, numa inter-relação entre Arte e Psicanálise. Utilizando-se da Arte como inspiração, a Psicanalista instiga os elementos internos do grupo para instigar a autonomia na resolução das próprias dificuldades. Elencamos alguns temas-chave recorrentes no ambiente corporativo, porém com a possibilidade de trabalhar temas customizados. A duração do programa pode variar de acordo com objetivos e disponibilidade.

        A metodologia de trabalho se divide nas seguintes etapas:

       Inspiração Artística: apresentação de um movimento da História da Arte, abrangendo suas características, contexto histórico, apresentação de artistas e obras principais.

      Discussão relacionando o tema da Arte com a vida profissional dos participantes: a partir dos conceitos sobre o movimento artístico, reflexões e questionamentos são propostos em forma de discussão e com o objetivo de promover uma leitura crítica da realidade e uma apropriação ativa desta, visando possibilidades de mudança dentro do cotidiano do grupo.

       Visita à uma exposição de Arte:  uma visita mediada e participativa à uma exposição relacionada ao tema apresentado, para que haja uma experiência direta com as obras de Arte.

     Vivência prática sobre uma técnica artística: experimentações com uma técnica relacionada ao movimento apresentado, sem necessidade de experiência prévia ou habilidade. A partir desta vivência são discutidos aspectos que estimulam ou bloqueiam a criatividade,  os quais podem ser transferidos para outras áreas da vida dos participantes.

     Desdobramentos futuros: um comprometimento individual em definir que tipo de ações pretende colocar em prática com o objetivo de incorporar um viver mais criativo no cotidiano da empresa. O intuito é inspirar uma experiência de autonomia e responsabilidade sobre a própria vida profissional.

 

 

 

www.vivercriativo.com.br

 

Já atendemos o Espaço Cultural Citröen e a Kimberly Clark.